Após a graduação sempre fica a dúvida de qual especialização seguir, não é mesmo? No mercado de trabalho hoje em dia ter uma especialização pode ser um diferencial a mais para os profissionais da área da saúde e ciência biológicas.
O mercado das análises clínicas é bastante competitivo e está em expansão. É necessário estar sempre capacitado e atualizado sobre cada novidade no mercado. Neste conteúdo vamos explicar melhor sobre esta especialização e sua atuação no mercado.
A especialização em análises clínicas tem como objetivo a formação de profissionais que estejam aptos para atuar com a execução, interpretação e liberação de exames laboratoriais.
Por exemplo, um hemograma também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como:
Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para a saúde e se há alguma alteração no organismo do indivíduo. Um especialista em análises clínicas tem como objetivo analisar esta amostra de sangue cedida pelo paciente.
As análises clínicas podem ser estudadas em um simples exame de check-up anual e também podem ser exames realizados com o objetivo de diagnosticar doenças e condições médicas diversas, além de servirem como um indicador de como anda a saúde do paciente.
As atuações laboratoriais podem ser distinguidas em três fases: (i) pré-analítica, que vai desde a preparação do paciente até a execução da medição; (ii) analítica, que diz respeito à interpretação dos resultados; e (iii) pós-analítica, que diz respeito ao relato dos resultados e sua interpretação.
Todas essas três fases têm a mesma relevância e requerem acompanhamento para verificar o nível de qualidade com que são realizadas. O controle da fase pré e pós analítica diz respeito, sobretudo, aos aspectos organizacionais do laboratório, pautando-se nas normas e regulamentações da ANVISA que devem ser cumpridas obrigatoriamente.
Um curso de especialização em análises clínicas capacita o aluno para trabalhar na área da saúde, principalmente em laboratórios, pois prepara o profissional para diagnosticar os mais variados tipos de doenças a partir de análises minuciosas.
Além disso, nesta especialização é possível estudar matérias como:
Além de coisas mais específicas como:
O curso de especialização em análises clínicas é indicado para profissionais graduados em Biomedicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Medicina e que necessitem adquirir ou aprofundar seus conhecimentos na área de Análises Clínicas e Diagnóstico Laboratorial.
Neste artigo você aprendeu um pouco sobre a especialização em Análises Clínicas, bem como sua importância para os profissionais que pretendem entrar neste mercado de trabalho. Fazer uma análise clínica é um sistema complexo.
No mercado de análise laboratorial, sobretudo, é fundamental que escolha equipamentos laboratoriais com alta tecnologia e desempenho, garantindo assim mais eficiência nos processos, menores custos e riscos, e, consequentemente destaque no mercado e vantagem competitiva.
A Medmax oferece equipamentos de ponta, importados e fabricados no Brasil de acordo com as BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO na ANVISA (BPF). Temos mais de 13 anos de atuação no mercado, contamos com equipe multidisciplinar com ampla experiência.
Quer ter acesso a mais conteúdos? Clique aqui.