Com o passar dos anos a tecnologia e tipos de exames solicitados pelos médicos vem crescendo a cada dia. Hoje, a preocupação com a área da saúde é muito maior que antigamente.
Com isso, ao visitar o médico, é comum sair com uma quantidade grande de guias para fazer exames. E os pacientes procuram laboratórios de confiança para realizar esses exames. Mas, como funciona na hora de analisar o resultado? Como funciona este laboratório no dia a dia? Entenda melhor sobre um laboratório de análises clínicas com este conteúdo.
Um laboratório de análises clínicas é um espaço onde são coletados diversos materiais biológicos para verificação do estado de saúde ou investigação de doenças dos pacientes.
As coletas feitas no paciente podem ser realizadas no próprio espaço, assim como hospitais, postos de coletas e até mesmo no domicílio do paciente. Por exemplo, em hospitais de emergência, normalmente podem terceirizar esta parte de resultados de exames e análises clínicas.
De acordo com as exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as análises clínicas devem ser realizadas por profissionais específicos, como biomédicos, bioquímicos, farmacêuticos e médicos patologistas clínicos.
E os principais profissionais de um laboratório são os técnicos em análises clínicas e analistas de laboratório, cuja principal função é recolher e processar materiais biológicos para estudo.
Esses profissionais também são responsáveis por realizar exames microscópicos, efetuar testes laboratoriais, preparar amostras dos materiais colhidos, orientar os pacientes antes, durante e após os exames, operar, calibrar e manter os equipamentos em perfeitas condições e liberar os laudos.
Alguns dos exames que podem ser feitos e analisados em um laboratório são:
As etapas para fazer exames nos laboratórios de análise clínicas podem variar. Desde qual laboratório você vai, até o exame que vai ser realizado.
Por exemplo, existem alguns exames que devem ser coletados em jejum, outros devem ser feitos com a primeira urina do dia, entre outras especificações de cada tipo de exame.
Após o médico solicitar o exame, o paciente verifica na clínica se é necessário fazer o agendamento prévio ou não.
Chegando no laboratório com os pré-requisitos solicitados pelo médico, ele aguarda ser chamado. Ele retira amostras seja de sangue, urina, fezes ou outros.
Essas amostras são armazenadas e encaminhadas para os setores de exame relacionados, onde elas serão processadas e analisadas por profissionais capacitados. Assim, com o resultado avaliado, um laudo diagnóstico é emitido e disponibilizado para o paciente.
Mas vale lembrar que atualmente existem tecnologias que garantem resultados mais precisos e reduzem erros, como os de digitação.
Os laboratórios de análises clínicas têm papel importantíssimo na saúde. Afinal, com um exame prévio é possível identificar doenças assintomáticas, doenças que ainda não evoluíram.
Além disso, um paciente doente consegue acompanhar o seu avanço ou retrocesso da doença. Médicos precisam dos exames para dar o diagnóstico a seus pacientes.
Um laboratório de análise pode ser muito mais complexo do que nós vemos ao frequentar como pacientes. Mas, para quem trabalha com isso, são vários detalhes, logística e inteligência que precisam ser muito bem estudados e alinhados.
São vários setores e vários tipos de exames que podem ser solicitados, por isso, a importância de ter bons equipamentos que auxiliem em cada detalhe. Para entender melhor sobre o assunto, temos conteúdos exclusivos relacionados.