Você sabe o que é um plantão veterinário? Saiba mais sobre esse tipo de atendimento na medicina veterinária.
Não existe nada melhor do que ver nossos bichos de estimação bem, brincando pela casa e até mesmo fazendo bagunça, não é verdade? No entanto, infelizmente não conseguimos prever quando acontecerá algum tipo de emergência com os pets.
Nesse cenário, surge a necessidade de encontrar um lugar com atendimento rápido e que funcione 24 horas por dia. O plantão veterinário trabalha exatamente nesse contexto: garantir cuidados imediatos para o animal, independente da hora.
Nesse artigo, vamos tirar algumas dúvidas muito comuns quando o assunto é plantão veterinário.
Siga a leitura!
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o conceito geral de plantão. Afinal, o que significa esse termo tão comum na área da saúde?
Em linhas gerais, o plantão é um regime de trabalho em que o profissional deve se disponibilizar para o trabalho por no mínimo 12 horas consecutivas.
A escala de plantão médico costuma variar considerando o serviço e a região do atendimento. Normalmente, plantonistas passam 12 horas de trabalho para 36 horas de repouso, 24 horas de trabalho para 48 horas de repouso. Em alguns casos mais específicos, existem plantões de 48 horas seguidas.
Por fim, plantões podem ser realizados em qualquer local que conta com atendimento médico, seja pronto-socorro, hospitais, ambulâncias, ambulatórios, grandes eventos, empresas e, é claro, centros veterinários.
Partindo desse princípio de funcionamento, o plantão veterinário trabalha de maneira bastante similar aos plantões de humanos.
Um plantão veterinário é uma jornada de profissionais que se disponibilizam a ficar horas na clínica, atendendo todo tipo de caso que aparece.
Imagine o seguinte cenário: o seu bichinho costuma ser sempre alegre, cheio de energia e disposição para brincar. No entanto, um belo dia você acorda e percebe que ele está um pouco mais quieto. O dia vai passando e você não percebe melhoras. Até que durante a madrugada, o pet apresenta algum outro sintoma de que algo não está normal. Sim, essa situação pode soar bastante desesperadora. Como proceder?
É nesse contexto que entra a importância de uma clínica veterinária que oferece plantão de 24 horas. Não tem como adivinhar quando vamos precisar sair correndo com nossos bichinhos para o veterinário. Portanto, contar com um ambiente que você sabe que estará aberto e funcionando em qualquer momento do dia é tranquilizante.
Além de contar com profissionais que saberão exatamente como proceder com o seu animal, as clínicas veterinárias também devem apresentar uma estrutura moderna. Uma boa clínica deve ter uma unidade de internação preparada para pronto-atendimento.
Nesse ambiente, bombas de infusão, de oxigênio e ar comprimido são peças fundamentais para que a internação dos animais seja feita da melhor maneira possível.
Todos esses fatores em conjunto garantem uma recuperação mais rápida e fácil do pet, que é tudo o que nós queremos nesse momento. Portanto, em resumo, a importância das clínicas veterinárias é justamente trazer esse atendimento ágil que o seu animal merece.
Para que uma clínica veterinária funcione da maneira correta, é fundamental que alguns elementos estejam operando sem erros.
Confira abaixo o que uma clínica veterinária precisa ter para atender animais da melhor maneira possível.
Os oxímetros manuais veterinários são ferramentas utilizadas com o intuito de medir o oxigénio e o dióxido de carbono no sangue dos animais.
Com toda certeza você sabe o que é essa ferramenta. Sabe aquele aparelho que o médico coloca nos ouvidos para ouvir o nosso peito? Então, esse é o estetoscópio, funcionando também com fins veterinários.
O principal objetivo do instrumento é escutar sons vasculares, respiratórios, cardíacos e o trato digestório, ou seja, órgãos como o intestino do animal.
Por último mas não menos importante, temos o monitor hospitalar veterinário. Esse instrumento tem como foco o registro e análise dos sinais vitais do animal, como frequência cardíaca, temperatura, respiração, saturação de oxigênio e pressão sanguínea.
Com o auxílio dessa ferramenta, o veterinário poderá ter uma base mais detalhada da situação geral do pet.
Assim como nós, humanos, por vezes precisamos de uma clínica 24 horas para resolver uma emergência, os animais também podem vir a precisar desses cuidados mais rápidos. Nesse cenário, o plantão veterinário mostra-se como uma salvação para o seu bichinho.
Gostou do conteúdo? No blog da Medmax, você encontra diversas publicações como essa. Acesse o link e explore nosso acervo!